Projeto Educa Viela

Sobre

O Jardim São Luís se encontra dentre os 10 distritos com menor renda média per capita em população total e juvenil (fonte: Mapa da Juventude de São Paulo), além de estar presente no quarto grupo (de cinco) de maior risco do Índice de Vulnerabilidade Juvenil (Fundação Seade, 2000-2010).

Muitas escolas públicas não conseguem dar a atenção e cuidado para que a criança se desenvolva intelectual e emocionalmente. É muito difícil para a escola convencional apoiar os alunos a alcançarem seus sonhos, se desenvolverem como serem humanos e alcançarem todo o seu potencial. O Projeto Viela e o CIEJA suprem exatamente essa lacuna, oferecendo uma extensão pedagógica de formação escolar. Em um processo mais inclusivo e participativo, com matérias como matemática, português e a criação de projetos são debatidas, aprofundadas e estudadas, gerando mais auto confiança ao aluno quem percebe que há alguém, de fato, interessado em ajuda-lo no seu autodesenvolvimento e construção de sonhos!

O Educa Viela é um projeto que pretende ressignificar o que pode ser um processo de aprendizado crítico, construtivo e engajador para a criança e o jovem do Jardim Ibirapuera. Mais do que uma atividade de apoio educativa, este projeto quer mostrar para os jovens que eles tem um potencial incrível dentro de si, e que este potencial pode ter como um primeiro ponto de TransformAção: A sua própria comunidade.

O Educa é composto de 3 momentos semanais totalmente co-criados com os próprios jovens, sendo dois desses momentos um espaço de reforço educativo para alfabetização – a partir de temáticas da vivência e cotidiano do grupo – e um momento, aos sábados, com oficinas de engajamento comunitário onde a ideia é o que os jovens compreendam na sua própria comunidade um espaço de aprendizado e criação de soluções para seus principais desafios, pessoais e coletivos.

O projeto tem uma óptica de transformação e impacto totalmente voltada para um ciclo contínuo de apropriação e desenvolvimento da comunidade, através dela e para ela. Desse modo, o Educa Viela nasce como uma proposta de sanar muito mais do que as defasagens escolares de um grupo de jovens, mas sim abrir seus olhos para seu próprio potencial e para as capacidades de mudança presentes no indivíduo e na força comunitária.

Assim, o Educa Viela busca trabalhar na construção de uma comunidade com uma escola de qualidade, inclusiva e participativa, gerando cidadãos comprometidos com o local em que moram, capazes de acessar oportunidades de trabalho, uma comunidade com pessoas mais conscientes, conectadas e cooperativas. Famílias com mais qualidade de vida e melhor renda. Jovens e crianças capazes de realizar seus sonhos, com acesso a estudos e realizadas frente ao que querem fazer e seu papel no mundo!

Propósito

MISSÃO

VISÃO

Trabalhar na construção de uma comunidade com uma escola de qualidade, inclusiva e participativa, gerando cidadãos comprometidos com o local em que moram, capazes de acessar oportunidades de trabalho, uma comunidade com pessoas mais conscientes, conectadas e cooperativas.

Quer conhecer mais?

Acesse os links abaixo:

www.facebook.com/ProjetoViela

O Projeto Viela tem uma história de desafios e superações e assim criou uma metodologia própria de coesão e apoio social que, desde o seu início, deixa um legado sobre como é possível se apropriar de sua história e de seus caminhos. O Viela demonstrou o potencial de conexão da comunidade com o projeto, absorvendo novas perspectivas sobre seus recursos e desafios de forma totalmente coletiva e empreendedora.

www.facebook.com/pages/CIEJA-Campo-Limpo/288554951283965

www.blogdociejacampolimpo.blogspot.com

O CIEJA Campo Limpo atua na educação de jovens e adultos e é uma escola pública aberta o dia todo, onde quem manda são os moradores do bairro, as decisões são tomadas em assembleia, e a palavra-chave é “respeito”, reconhecida pela UNESCO como uma Escola Transformadora.

Investimento Flexível

A Fundação ABH trabalha com investimento flexível para as organizações/projetos que apoia. O ProjetoEduca Viela estabeleceu para este apoio os seguintes objetivos:

Construção de uma comunidade

• Ampliar e Desenvolver os conhecimentos e conteúdos básicos do processo de alfabetização das crianças, adolescentes e jovens do Jd. Ibirapuera, de forma a trabalhar sua perspectiva individual e seu impacto coletivo (comunitário);
  • Promover um processo de aprendizado diferente do modelo de educação convencional brasileiro, através de atividades práticas e de interação com a comunidade do Jd. Ibirapuera;
  • Despertar os participantes para o autoconhecimento, protagonismo pessoal e senso de cidadania;
  • Impulsionar os participantes para que se engajem em desafios/soluções comunitárias através da realização de seus projetos sementes, que serão desenvolvidos em grupo.