Distrito: Jardin Ângela
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O PROJETO

O CPCD é uma organização não-governamental, fundada em 1984 pelo educador e antropólogo Tião Rocha, em Belo Horizonte/MG, para atuar nas áreas de Educação Popular de Qualidade e Desenvolvimento Comunitário Sustentável, tendo a Cultura como matéria prima e instrumento de trabalho, pedagógico e institucional.

Sua missão é ser uma instituição em permanente aprendizagem nos campos da Educação e do Desenvolvimento, tendo a Cultura como matéria-prima e instrumento de ação.

Desde 1984, o CPCD se dedica à implementação e realização de projetos inovadores, programas integrados e plataformas de Transformação Social e Desenvolvimento Sustentável, destinados, preferencialmente, às comunidades e cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes onde vivem mais de 90% da população brasileira.

O CPCD e a Fundação ABH firmaram uma parceria para dar início ao Projeto Sementinha na Chácara Santo Amaro (distrito de Grajaú) em São Paulo.

 

PROJETO COMUNIDADE SAUDÁVEL

Com o foco da Fundação ABH sendo o desenvolvimento de comunidades e com a mudança para duas novas localidades dentro do território, viu-se a oportunidade de aprimorar os objetivos do projeto. Assim, o Projeto Sementinha agora tem o nome de Comunidade Saudável!

 

OBJETIVOS DO PROJETO

Contribuir com a transformação de São Nicolau e Novo São Norberto em comunidades saudáveis, tendo os 16 princípios da “Carta Terra”, como os norteadores de todas as ações.

Os objetivos específicos são:

  • Realizar o IPDH (índice de potencial de desenvolvimento humano) da comunidade: leitura dos saberes, fazeres e quereres da comunidade;
  • Identificar e mapear os “pontos luminosos” (humanos, sociais e culturais) da comunidade, ao longo do projeto;
  • Formar, técnica e eticamente, um time de Agentes de Desenvolvimento de Comunidades Saudáveis / ADCS;
  • Construir com este time um PTA (Plano de Trabalho e Avaliação);
  • Implementar as ações previstas no PTA e promover as atualizações necessárias, ao longo do projeto;
  • Construir com os ADCS e a Comunidade as MDIs (Maneiras Diferentes e Inovadoras), ao longo do projeto;
  • Implementar o sistema de monitoramento (MPRA) dos processos, impactos, produtos e resultados de aprendizagem e das ações realizadas, trimestralmente ao longo ao projeto;
  • Mensurar os indicadores de qualidade de projetos sociais (IQPS) ao final de cada ano.

 

METODOLOGIA

Desde o início das atividades nos territórios, buscou-se identificar, mapear e aprender os IPDHs – “Indicadores de Potencial de Desenvolvimento Humano” – existentes em São Nicolau e Novo São Norberto.

Para isto reunimos em cada território/comunidade, de forma articulada, integrada e solidária o trinômio:

  1. Recursos locais humanos e potenciais – o lado cheio do copo, capazes de produzir AÇÃO: Acolhimento, Convivência, Aprendizagem e Oportunidade. Olhar a comunidade não por suas carências, mas pela sua potencialidade é construir um novo paradigma, um novo jeito de olhar, pensar e atuar. Aprender os “pontos luminosos” e transformá-los em “feixes de luz e calor” é o compromisso profissional dos ADCS (Agentes de Desenvolvimento de Comunidades Saudáveis), juntamente com as lideranças e parceiros que vem integrando a plataforma.
  2. Participação e comprometimento do time e das comunidades envolvidas em todas as etapas – apreensão, consolidação e devolução de processos, impactos, produtos e resultados das atividades diversas, gerando o empoderamento comunitário, alicerce de todas as ações programáticas e da construção de autonomia. Para isso é importante o investimento permanente de energias e recursos na formação do time e das instituições parceiras, garantindo aprendizes permanentes, provocadores de mudanças, criadores de oportunidades, promotores de generosidade e cidadania, construtores de pessoas e comunidades saudáveis.
  3. Pedagogias educacionais – (Roda, Brinquedo, Abraço, Sabão e Copo Cheio), as tecnologias sociais (Plano de Trabalho e Avaliação/PTA, Monitoramento de Processos e Resultados da Aprendizagem/MPRA, Indicadores de Qualidade de Projetos Sociais/IQPs e Maneiras Diferentes e Inovadoras/MDIs), além de produtos educacionais reconhecidos (Algibeiras de Leitura, Bornais de Jogos Pedagógicos).

 

EVOLUÇÃO DA INICIATIVA

No ano de 2018 a iniciativa se estendeu para a região conhecida como Novo São Norberto, o que levou o time a conhecer o território e seus moradores, para envolvê-los nas atividades. Logo confirmou-se a informação de moradores dirigentes da Associação local e das Agentes Comunitárias de Saúde da Ubs Chácara Santo Amaro, de que lá moram muitas crianças.

Os primeiros moradores contatados logo se interessaram pelo projeto e no mês de maio 2018 começaram as atividades com a tinta de terra, que é sempre um bom chamado à comunidade. Em junho iniciou-se o trabalho com as crianças seguindo a metodologia Sementinha, às segundas, quartas e sextas feiras de manhã, na sede da Associação local, deixando terças e quintas feiras para as atividades voltadas para a comunidade em geral, também no período da manhã.

Simultaneamente no Jardim São Nicolau as oficinas comunitárias se concentram no período da manhã e à tarde as atividades são voltadas para o grupo das crianças.

Em 2018 a estratégia de visitas domiciliares fortaleceu os vínculos entre a iniciativa e os moradores locais, provocando a transição para uma nova forma de atuação na região.

O Comunidade Saudável está ganhando cada vez mais espaços dentro das comunidades do Jardim São Nicolau e do Novo São Norberto e mais recentemente no São Norberto com o fortalecimento da parceria com o Centro de Educação Infantil São Norberto, com novas propostas de interação e atividades conjuntas com as crianças, pais e educadores.

Os grupos de crianças vivem momentos de novos ares e novas aprendizagens. Enquanto isso moradores adultos se apropriaram do andamento, participando das oficinas comunitárias, sendo que alguns deles se disponibilizam a estar com as crianças realizando atividades culinárias, culturais e brincadeiras.

Mesmo quem mora em outras regiões se interessa e valoriza o Comunidade Saudável, ao conhecer as pinturas de tinta de terra e as fotos do trabalho publicadas nas redes.

A parceria com a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Chácara Santo Amaro, parceira desde os primeiros momentos, está mais fortalecida pelo envolvimento direto das Agentes Comunitárias de Saúde nas atividades do dia a dia, e no desenho de algumas estratégias conjuntas.

A ampliação das parcerias também acontece e se amplia nas reuniões de rede, que busca favorecer a comunidade do Chácara Santo Amaro como um todo.

Com o time de educadoras, momentos de reflexão, formação e autocuidado reforçam a energia, envolvimento e apropriação da nossa causa, potencializando o trabalho de cada uma e do coletivo nas comunidades onde atuam.

Resultados em 2018:

Indicadores qualitativos

  • Educadoras comprometidas com a causa;
  • Equipe integrada em harmonia;
  • Crianças melhorando nas relações de convivência;
  • Carinho e respeito das crianças pelas educadoras;
  • Inclusão de frutas no lanche das crianças;
  • Doação de frutas pela comunidade para o lanche das crianças;
  • Pais satisfeitos com o que a iniciativa tem proporcionado para às crianças;
  • Adesão às práticas de permacultura e oficinas no Jardim São Nicolau;
  • Demanda de oficinas comunitárias;
  • Parceria e ações conjuntas com a UBS Chácara Sto. Amaro;
  • Parceria com o Centro de Educação Infantil São Norberto – CEI (creche)
  • Diminuição do lixo na rua da sede;
  • Fachadas de casas embelezadas;
  • Novas propostas de atividades feitas pelos moradores.

 

Indicadores quantitativos

  • 517 atividades;
  • 305 oficinas com as crianças;
  • 45 crianças atendidas;
      • 22 participantes – 35 crianças inscritas – Novo São Norberto
      • 23 participantes – 40 crianças inscritas – Jardim São Nicolau
  • 15 visitas domiciliares mensais de mobilização comunitária;
  • 132 oficinas com os moradores das duas comunidades;
  • 82 moradores das comunidades Jardim São Nicolau e Novo São Norberto envolvidos nas atividades comunitárias;
  • 3 reuniões com a comunidade do Novo São Norberto;
  • 300 empréstimos de livros;
  • 103 atividades com tinta de terra;
  • 21 rodas de planejamento;
  • 9 formações com o time;
  • 4 atendimentos da UBS no Comunidade Saudável;
  • 5 reuniões de rede;
  • 100 participantes na oficina de tinta de terra na Feira Cultural;
  • 4 filmes exibidos e discutidos em 6 sessões;
  • 80 horas de formação.

Depoimentos

No Jogo Associe os Corações, coloquei a palavra pai em medo, porque ele sempre ameaça bater em mim, principalmente quando está bêbado.” Tainá de Souza – 13 anos “Williana tem aprendido bastante com o jogo Rapidinho. Ela muitas vezes negou brincar porque não sabia muito. Neste mês, além de brincar ela passou a conhecer os números e a ser ágil no jogo.

Williana tem aprendido bastante com o jogo Rapidinho. Ela muitas vezes negou brincar porque não sabia muito. Neste mês, além de brincar ela passou a conhecer os números e a ser ágil no jogo.

Fizemos o jogo da velha e de damas. Com material reciclado! Nunca fiz reciclagem . Gostei!

Já li muitos livros da algibeira e fui leitora do mês de outubro, li 33 livros e gibis. Contei pra todo mundo de casa. Às vezes gaguejo ainda, mas tô melhor. Gosto de contar as histórias na mediação e gosto demais do livro “Por que devemos cuidar da natureza”, já li várias vezes esse livro. Ano que vem quero ler vários livros, uns mil tá bom. O projeto trouxe inúmeras possibilidades para a equipe, que foram aproveitadas e ainda não foram esgotadas. A vontade de superar todas as barreiras surgidas faz da equipe uma fonte inesgotável de coragem. A minha relação com as crianças é muito boa. No ponto de encontro ou em qualquer lugar, quando chego, elas correm para me abraçar.