Distrito: Jardin Ângela
Galeria de Fotos

ANO 2015

A BrazilFoundation mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Trabalham com líderes e organizações sociais e uma rede global de apoiadores para promover igualdade, justiça social e oportunidade para todos os brasileiros.

 

PROGRAMA VIVENDA

O Programa Vivenda foi criado em 2013 para oferecer uma solução em escala para as condições habitacionais, que tanto impactam a saúde da população, principalmente de baixa renda. O projeto oferece um pacote integrado se serviços – crédito, assistência técnica, mão de obra qualificada e materiais – que viabilize reformas habitacionais rápidas, baratas e de qualidade, com foco na melhoria da saúde e da qualidade de vida dos moradores.

O objetivo do Programa Vivenda é democratizar o acesso a moradias saudáveis. Para isso, foi estruturado um modelo de negócio inovador de reformas habitacionais, que se propõe a ampliar o acesso a este tipo de serviço pela população de baixa renda, e que seja escalável.

 

IMPACTO ESPERADO

Com o apoio da Fundação ABH e da BrazilFoundation, o Programa Vivenda pretende validar a viabilidade do modelo de negócios inovador com as seguintes ações:

  • Contratar profissional de vendas e atendimento ao cliente, para um período teste de 7 meses;
  • Desenvolver de um plano de promoção e vendas;
  • Imprimir materiais de comunicação para realização das atividades de promoção. Os materiais, desenvolvidos de forma pro bono pela DPZ, já estão em fase de entrega final.
  • Realizar atividades de promoção (panfletagem e atendimento) em pontos estratégicos da comunidade
  • Adquirir software de orçamento, planejamento e controle de obras, para tornar processo de venda mais ágil e controlado.
  • Sistematizar todo o teste de venda, envolvendo avaliação de custos, prazos e resultados obtidos, visando a definição da estratégia de promoção mais efetiva.

 

RESULTADOS FINAIS

  • 120 contratos de reformas assinados;
  • 400 pessoas mobilizadas para os benefícios de se reformar suas casas e sobre o impacto positivo na vida e na saúde das famílias (Dado o objetivo do projeto, foi considerado para cálculo de beneficiadas o número de pessoas abordadas pela equipe de promoção de vendas com entrega de flyer);
  • 224 agendamentos de visitas para levantamento físico de reformas;
  • 34 a 35 orçamentos de reformas elaborados por mês;
  • Fortalecimento institucional e qualificação da equipe;
  • Estruturação da operação de venda com um painel de indicadores de acompanhamento;
  • Fortalecimento da imagem da organização como um serviço qualificado de reformas;

 

ATIVIDADES REALIZADAS

  • Contratação de profissional de vendas e atendimento ao cliente;
  • Desenvolvimento de plano de promoção e vendas;
  • Promoção das ações do Programa Vivenda nas comunidades onde o projeto atua;
  • Articulação com atores estratégicos das comunidades para aprimoramento da prática de reformas;
  • Aquisição de software de orçamento, planejamento e controle de obras, para tornar o processo de venda mais ágil e controlado;
  • Sistematização de todo o teste de venda, envolvendo avaliação de custos, prazos e resultados obtidos, visando a definição da estratégia de promoção mais efetiva;
  • Desenvolvimento de material de comunicação eletrônico para apresentação via tablet.

 

INDICADORES

De acordo com os indicadores listados no projeto, temos os seguintes resultados até o momento:

  • Quantidade de pessoas atingidas pelas ações de promoção: Aproximadamente 5400 pessoas

 

  • Quantidade de agendamentos de visitas de levantamento físico: Total – 224
    Média – 34 a 35 visitas / mês

 

  • Quantidade de orçamentos realizados por mês: Total – 224
    Média – 34 a 35 orçamentos / mês

 

  • Tempo necessário para elaboração de orçamento: 30 minutos para visita de orçamento e 40 minutos para elaboração de orçamento

 

  • Quantidade de contratos fechados por mês Julho – 10 contratos
    Agosto – 20 contratos
    Setembro – 20 contratos (até o momento)
    Outubro – 20 contratos
    Novembro – 20 contratos
    Dezembro – 10 contratos
    Janeiro – 0 contratos
    Fevereiro – 20 contratos

Depoimentos

Uma das coisas mais importantes que um negócio social em fase inicial de operação tem que fazer é testar seu funil de vendas, ou seja, entender toda a dinâmica da venda, desde a abordagem das pessoas até o fechamento do contrato.

A convivência em casa é boa e o projeto contribui para que cada vez fique melhor . Minha filha era tímida e agora está desinibida e eu passei a dar mais atenção para ela. Ela fala que a turma é unida e ela gosta de participar de tudo. Eu participo muito do projeto, dou minhas opiniões e sempre vou as reuniões.

Meu filho se transformou muito, pois ele era agressivo com os irmãos e não ficava em casa. Hoje ele é calmo e até tem prazer em ensinar os irmãos o que aprende no projeto, é mais obediente e o mais importante aprendeu a tratar as pessoas com educação. Sei que no projeto as crianças têm muita oportunidade de aprender a conviver e a ser mais humanas. Eu espero que no futuro meu filho tenha mais amizade, amor e liberdade.

Dentro dos limites e do grau de dificuldades as coisas são bem discutidas e resolvidas. Todas as alternativas são experimentadas e analisadas, buscando melhorar o nível de compreensão e melhoria de vida. As coordenadoras são incansáveis na busca de soluções aos problemas que surgem e estes, mesmo pessoais, quando expostos são objetos de discussão na busca de soluções. O projeto trouxe inúmeras possibilidades para a equipe, que foram aproveitadas e ainda não foram esgotadas. A vontade de superar todas as barreiras surgidas faz da equipe uma fonte inesgotável de coragem. A minha relação com as crianças é muito boa. No ponto de encontro ou em qualquer lugar, quando chego, elas correm para me abraçar.

A influência que este projeto tem é que as crianças e a comunidade valorizam o que fazem e relacionam uma com as outras e sem contar que, o que nós fazemos é criativo e há muita preocupação em acharmos novas ideias e brincadeiras. Tudo que envolva o projeto para ficar mais interessante. Eu dou tudo de mim para surgirem novas ideias e às vezes me sinto dona do projeto porque tudo que faço por ele é em benefício de vê-lo cada vez melhor e que possa crescer. O projeto trouxe inúmeras possibilidades para a equipe, que foram aproveitadas e ainda não foram esgotadas. A vontade de superar todas as barreiras surgidas faz da equipe uma fonte inesgotável de coragem. A minha relação com as crianças é muito boa. No ponto de encontro ou em qualquer lugar, quando chego, elas correm para me abraçar.

A beleza não é importante no nosso trabalho. O bonito é o que as pessoas tem dentro dela, a beleza interior e as boas obras. Tudo que se produz no trabalho com boa vontade e dedicação e bonito, tem que ser valorizado. O projeto trabalha o belo no que se produz usando material reciclável, fazendo coisas muito bonitas. O projeto dá ao pobre o valor que ele tem, ensinando-o a se respeitar e dando o verdadeiro valor das coisas. O projeto precisa de pessoas interessadas e capacitadas e que gostam do que fazem para ele crescer e se desenvolver cada vez mais.

Com o tempo fomos entrando na casa de cada um, através do chá e da merenda. Todas as mães participam com muito boa vontade, conversam na roda e as crianças se sentem à vontade onde quer que estejamos.

Meus filhos se sentem donos do projeto e ficam alegres e dizem que quando o projeto acontece é muito bom… que as coordenadoras são muito carinhosas com elas; Isso é bom porque as professoras de antigamente usavam da violência para ensinar as crianças. Já vocês do projeto não, vocês ensinam com amor. As minhas filhas estão mudando cada vez mais, e pra melhor. E o meu sonho é fazer uma festa para as crianças do Sementinha pra agradecer tanto bem que o projeto trouxe a minha família.

Os depoimentos se referem a outros Projetos Sementinha em distintas localidades do Brasil pois, como o Projeto Sementinha da Chacára Santo Amaro está apenas iniciando, ainda não há depoimentos próprios.