O PROJETO
O CENEP, Centro de Educação Popular, é uma organização social com sede no município de Nova Palmeira, Paraíba, há 243,2 km da capital João Pessoa, cidade com uma população de 4.717 habitantes (IBGE, 2014).
HISTÓRIA
A organização foi fundada em 21 de janeiro de 1990, época de intensa e prolongada seca, que possibilitou a criação da entidade com a finalidade de desenvolver ações integradas, distribuídas em quatro áreas de atuação:
- EDUCAÇÃO
- MEIO AMBIENTE
- SAÚDE (produção de remédios caseiros, receitas saudáveis, terapias integrativas)
- CULTURA (balé, pintura em tela, teatro, música)
PROPÓSITO
MISSÃO – Promoção da educação, cultura e arte, qualificação profissional, consciência ambiental voltada à defesa do bioma caatinga, promoção da saúde através do incentivo a utilização do uso de plantas medicinais no tratamento de doenças, bem como a partir da prática com terapias integrativas e complementares (massagem, acupuntura, aromoterapia, meditação, reiki, florais, radiostesia e relaxamento) para toda comunidade.
OBJETIVO – Abranger os diversos segmentos da sociedade como agricultores familiares, crianças, adolescentes, jovens e adultos com maior grau de risco e vulnerabilidade social.
INVESTIMENTO FLEXÍVEL
A Fundação ABH trabalha com investimento flexível para as organizações que apoia. O CENEP estabeleceu para este apoio os seguintes objetivos:
O município Nova Palmeira-PB, com população de aproximadamente 5 mil habitantes, tem por fonte principal de renda o serviço público, aposentadoria e um pouco por meio da mineração e artesanato (com madeira, especialmente). Devido a grande estiagem que se vive á 07 anos, a agricultura deixou de ser uma contribuição para a renda familiar. A cidade tem uma economia fragilizada, com pouco poder aquisitivo, porém, é berço de grandes artistas e pessoas inteligentes, ansiosas por trabalho e oportunidades. Assim, esse apoio visa trabalhar com mulheres e jovens, a partir de atividades que gerem renda para auto-sustentabilidade. O trabalho será feito em dois eixos:
Eixo I
Empoderamento social de jovens e mulheres
- Nesse eixo a proposta é oferecer oficinas de trabalhos manuais as mulheres e jovens, para que possam gerar suas próprias fontes de renda, aspectos que contribuíram para valorização da autoestima e da garantia de sustentação.
Eixo II
Sustentabilidade
- Diante das dificuldades financeiras enfrentadas não só pela ONG, mas pela sociedade, a proposta é trabalhar oficinas que gerem renda, tais como, artesanato com pedras e madeiras, aproveitando os artesãos locais para desenvolver oficinas, produção de sabonete medicinal e sabão ecológico.
RESULTADOS 2018
Oficina de Aromoterapia
- 15 mulheres beneficiárias dos programas sociais do município;
- Aprenderam todo o conteúdo necessário para efetuarem:
- Atendimento;
- Tratamento individual;
- Produção e comercialização dos produtos feitos a partir dos óleos essenciais (desodorante e sabonete íntimo natural, os óleos diluídos para dores nas articulações, musculares e problemas respiratórios)
- Produção de uma linha de produtos naturais (em fase de teste), como sabonete, sabão, desodorante, aromatizador de ambiente.
Curso de Artesanato em Madeira e Pedra
- 30 participantes;
- Aumento da autoestima dos participantes;
- Aprendizado de novo ofício com potencial de geração de renda;
- Produção de produtos para comercialização, como luminárias, mandalas e outros artigos decorativos.
Oficina de Meditação Para Professores
- 32 participantes entre professores da rede municipal de educação infantil, equipe do Cenep e da Secretaria de Assistência Social;
- Diminuição do estresse dos professores;
- Melhoria nas relações interpessoais;
- Formação de rede para troca de experiências e apoio mútuo.
Oficina de Reavaliação e Expansão do Sistema Floral Florsol
- 8 participantes
- Desenvolvimento de 8 novos florais feitos a partir de plantas locais;
- Ampliação das possibilidades de tratamento para a população local.