O que é?

O Fundo Comunitário PerifaSul M’Boi Mirim (FCP M’BOI), iniciativa da Fundação ABH em conjunto com lideranças locais, trata-se de um fundo comunitário criado para estabelecer uma forma permanente e perpétua de arrecadar recursos e investimentos na periferia, visando impulsionar o desenvolvimento local através financiamento e apoio a iniciativas e lideranças que buscam promover o desenvolvimento da periferia sul de São Paulo. O FCP M’BOI é o primeiro fundo Brasileiro 100% criado pela e para uma periferia e gerido por atores locais.

Existem diferentes modelos de fundos comunitários sendo utilizados pelo mundo. No modelo de trabalho escolhido pelo comitê construtivo (grupo responsável pela governança do fundo), os investimentos são aplicados para que gerem rendimentos e esses possam ser utilizados no desenvolvimento do território do M’Boi Mirim ano após ano, também chamado de Fundo Patrimonial ou Endowment.
No entanto, como dependemos da captação constante de novos recursos para “engordar” o fundo para que ele venha a render valores significativos e expressivos, que gerem um impacto cada vez maior com o passar do tempo, o fundo ainda não usa exclusivamente seus rendimentos.

Origem e Objetivos:

O FCP M’BOI surgiu a partir do trabalho conjunto entre a Fundação ABH e líderes comunitários da periferia sul de São Paulo. Captação de recursos é uma recorrente “dor” de iniciativas locais que dedicam uma parcela substancial de seu tempo para captar recursos ao invés de focar no seu propósito. O fundo nasce então com os seguintes objetivos:

Os principais objetivos do FCP M’BOI são:

Conheça a Teoria da Mudança do FCP M’BOI:

 

Características e Benefícios:

O FCP M’BOI possui as seguintes características:

Entre os benefícios esperados com o FCP M’BOI, estão:

Para quem é?

O Fundo Comunitário PerifaSul M’Boi Mirim (FCP M’BOI) destina-se a diversos públicos e atores envolvidos na periferia sul de São Paulo, incluindo: