Bloco do Beco

Jd. São Luiz

A Iniciativa

Quem Somos

O Bloco do Beco nasceu do desejo de preservação e valorização cultural do carnaval de rua, uma tradição que vinha se perdendo. Em 2002, unidos aos sambistas e aos moradores da região, realizamos nosso primeiro desfile de rua e naquele mesmo ano promovemos cortejos, encontros e debates informais sobre a importância de mantermos viva essa manifestação.

O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou evidente a necessidade de nos mobilizarmos em favor da promoção de mais atividades culturais para a nossa comunidade, sobretudo pela ausência de espaços culturais e de lazer em nosso bairro.

A ideia de expandir nossas iniciativas foi tomando corpo e ganhando parceiros e colaboradores. Em 2003 fundamos a Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco, de onde brotam sonhos todos os dias até hoje.

Hoje atuamos em diversas frentes e trabalhamos todos os dias para construir um espaço de educação integrada, enxergando a cultura como potência transformadora e compromissada com as famílias, com as crianças e com a comunidade. Nossa proposta é oferecer um espaço seguro, confortável e rico em experiências que possam marcar positivamente a infância e a juventude. Um espaço de:

1. Promoção do acesso a diferentes expressões culturais.

2. Preservação de patrimônios imateriais.

3. Fortalecimento dos vínculos comunitários.

4. E conexão e atuação em redes no território.

A Proposta

O Observatório Ibira30, uma iniciativa do Bloco do Beco em parceria com a Fundação Julita, é um THINK TANK de periferia, interessado especialmente em dados sobre Cultura e Economia Criativa e na interface deste tema com outros temas como Educação, Assistência Social, Justiça, Saúde e Meio Ambiente. Trabalham com pesquisa, formação, produção e sistematização de conhecimento e indicadores e comunicação para influenciar e incidir sobre políticas públicas e ações conectadas ao investimento social privado estratégico com potencial para promover impacto social positivo.

Do ponto de vista de comunicação, trabalham com a criação de estratégias de comunicação para pesquisas e conteúdos relevantes envolvendo (de maneira presencial ou em meios digitais) uma abordagem integrada, que visa transmitir informações de maneira clara, eficaz e acessível ao público-alvo e produzir incidência. Essa tarefa é crucial para garantir que as mensagens sejam compreendidas, assimiladas e aplicadas de forma apropriada.

O Contexto

O Observatório Ibira30 atua no Jd. Ibirapuera e esporadicamente na região de M’Boi Mirim, que tem sido conhecida, além de seus limites territoriais, por seus altos índices de violência e exclusão social. Essa situação de exclusão está sendo revertida gradualmente através da intensa mobilização de suas organizações sociais e culturais, grupos organizados e por ações governamentais que têm levado a uma reconhecida diminuição desses índices. Apesar desse esforço integrado, temos ainda um grande caminho a percorrer, até mesmo para que esses índices se aproximem da média da cidade.

A área de atuação é o Jardim Ibirapuera, que pertence ao Distrito do Jardim São Luís e este, junto com o Distrito do Jardim Ângela, compõem a região da Subprefeitura de M’Boi Mirim, na Zona Sul da cidade de São Paulo.

O Jardim Ibirapuera, como o conjunto da cidade, nas últimas quatro décadas passou por profundas transformações. Está localizado dentro da região que, na década de 90 foi apelidada de “triângulo da morte” e considerada pela ONU uma das regiões mais violentas do mundo, devido ao alto índice de homicídios. Então, como contraponto a esta realidade, também tive um crescimento exponencial do movimento artístico cultural na região.

O surgimento e atuação de grupos culturais diversos, a produção de um número enorme de eventos, pontuada pelo encontro de gerações distintas e pela aproximação de pessoas e famílias em torno de elementos culturais diversificados é a marca que nossa história nos deixou. Um território que ficou famoso pela violência, hoje é um dos maiores polos da efervescência cultural da Cidade de São Paulo.

Dado que a cultura desempenha papel fundamental na redução dos índices de violência e de superação de situações de vulnerabilidade, é fundamental compreender de que cultura local estamos falando e promovê-la / financiá-la de maneira intencional e assertiva, para que mais e mais pessoas possam se apropriar dessa ferramenta.

A pesquisa a ser realizada será um norte para que o Fundo Comunitário de M Boi Mirim, Instituições Públicas e Organizações Sociais possam trabalhar de maneira mais aprofundadas aspectos relacionados aos desafios da população para financiar através de mecanismos inovadores, acessar e consumir cultura na periferia.

O Público-Alvo

Por ser uma organização caracterizada por ações focadas em desenvolvimento comunitário, o público-alvo está mais relacionado ao território do que a uma faixa etária específica, raça, cor ou gênero.

Atuam na comunidade do Jardim Ibirapuera, localizada na região do Jardim São Luiz, zona sul de São Paulo. Esta comunidade conta com 41.563 pessoas e 14.655 famílias. A comunidade escolar conta com 08 escolas, mais de 7000 alunas e alunos e mais de 400 professoras e professores. Temos 2 UBS, 1 AMA e 6 organizações sociais.

Deste universo de pessoas, atendem as famílias em situação de maior vulnerabilidade social (dando atenção especial à famílias chefiadas por mulheres, famílias pretas ou pardas e com presença de pessoas LGBTQIA+) e que não possuem acesso à cultura enquanto instância fundamental de estímulo ao desenvolvimento de repertório e habilidades necessárias para contribuir com um modo de vida sustentável, por meio de práticas culturais fomentadoras de debates fundamentais conectados a direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, anti-racismo, cidadania global e valorização da diversidade e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Os Objetivos do Investimento

• Contratar estagiários para atuação no Ibira30
  • Criar BI (Business Inteligence) para conhecer a realidade de investimento na periferia através de dados
  • Criar relatórios com os dados levantados